segunda-feira, 21 de março de 2016

5 Dicas para ler mais (e melhor!)

11990681_135789663435858_4109695777430402800_n 

Ultimamente tenho percebido uma dificuldade de concentração em minhas leituras. Estou levando muitos dias para finalizar um livro, afinal, não é fácil arranjar tempo em meio à correria de trabalho, academia e vida social. É possível ter um convívio social saudável e mesmo assim continuar em dia com as leituras. Abaixo estão 5 dicas importantes para aqueles que pretendem otimizar o tempo livre para dar um gás em suas leituras.

1) CARREGUE O LIVRO COM VOCÊ

É a mais simples das dicas, afinal, nunca sabemos quando teremos um tempo livre e, caso ele apareça dentro de um ônibus ou no horário de almoço, com o livro em sua mochila/bolsa, você não terá a desculpa de que não o leu por ter deixado em casa. Isto pode  render a você algumas páginas extras, pois cinco minutos são preciosos para quem quer saber o desfecho daquele romance arrebatador.
wooden-hourglass-3_sm 

2) RESERVE UM TEMPO PARA LER

Tudo na vida deve ter organização. Se você pretende alcançar seus objetivos com a leitura, deve fazer o mesmo que faria com os deveres da escola ou com aquele concurso que pretende fazer. Reserve um tempo no seu dia para, longe de todas as interrupções, você possa se dedicar à história que está acompanhando.

3) LEIA UM LIVRO POR VEZ

Esta é uma dica mais pessoal. Algumas pessoas afirmam que você desenvolve melhor a memória ao ler vários livros de uma vez, já que se força a buscar na memória o ponto em que parou. Já eu, não consigo. Ao ler um livro por vez, você não terá aquela sensação de que a leitura está se arrastando e, com o término da história, terá a sensação de dever cumprido.

4) TENHA UM OBJETIVO

É bom fazer listas de livros que você já leu ou que pretende ler. Eu, particularmente, tenho uma pilha de livros em minha escrivaninha que me lembra todos os dias que tenho muitos livros ainda a ler.

5) DESCANSE E FIQUE SEMPRE EM FORMA

Fazer exercícios não servem apenas para manter o corpinho em dia. Seu cérebro também ganha com a prática. Quando seu corpo está em forma, você oxigena melhor o órgão e consegue se concentrar melhor naquilo que está fazendo. Descansar é primordial. Se não estiver bem, é certo que não conseguirá desenvolver a leitura em um ritmo agradável.

2 comentários:

  1. Dicas de um leitor que deseja tirar maior proveito da leitura.Muito bom.

    ResponderExcluir
  2. Dicas de um leitor que deseja tirar maior proveito da leitura.Muito bom.

    ResponderExcluir