sábado, 27 de outubro de 2012

O maravilhoso prazer de ler

Carlos Eduardo

Vários são os prazeres e as funções da leitura. Com ela, pode-se obter mais informação mais saber, refletir sobre algo, entre utras utilidades. A leitura pode ser comparada como o alimento, pois por meio dela pode-se saborear, mastigar, engolir determinado texto e se nutrir de informações e conhecimentos.

Há inúmeros prazeres que uma leitura pode trazer, depende do objetivo de cada leitor, pois por meio desse ato, o ser leitor está buscando aquilo que necessita para suprir o que sente. Caso esteja se sentindo só, a leitura é uma das mais belas e seguras companhias, já que por meio dela pode-se viajar para os lugares nunca dantes conhecidos.

Ainda sobre a questão do alimento, pode-se alimentar através do ato de ler,  se estiver com fome de saber, e pode-se até mesmo fazer a pergunta do tipo "que necessidade se tem? Está com vontade de 'comer' que tipo de leitura?"

Através desses questionamentos, pode-se escolher o 'alimento' correto, ou seja, a leitura correta, de acordo com as necessidades de cada um.

O prazer de ler é uma das ferramentas mais importantes paa se obter sucesso no ato da leitura, mas esse processo precisa também obter um trabalho social, ou seja, as letras, as palavras, frases, textos dos mais variados padrões e funções estão espalhaos pelo mundo, de forma a ajudar aos cidadãos a terem uma vida mais plena e digna.

E o mais interessante de tudo issoé que esse prazer em ler está associado a uma ligação entre os seres leitores, que desde crianças podem aprender e ter a oportunidade de usufruir desse prazer desde pequenos, quando os adultos leem para os seus filhos, ou os professores leem para seus alunos e, dessa forma, os pequenos que ainda não conseguem ler sozinhos, para si, obtêm esse prazer através do outro ser.

Esses contadores de histórias, por sua vez, facilitam o começo da leitura para essas crianças, que mais tarde farão o mesmo por outras e assim por diante, é um ciclo.

Todos os seres humanos possuem o direito de saber ler e escrever, é sabido que nem todos podem usufruir desse direito, mas a cada dia está se percebendo o crescimento e a cionscientização de que ler precisa fazer parte da vida de todos os meninos, meninas, homens e mulheres, visto que estes possuem a capacidade de pensar, refletir, memorizar, aprender, obter o conhecimentoe as informações de que precisam.

Através desse direito, acontece uma dinâmica bem interessante, ou seja, aquilo que uma pessoa escreve, outra supostamente lerá e fará uso daquilo, seja para uma informação, na leirtura de um mapa, nos preços dos supermercado, bulas de remédio, na legenda do cinema, nos recados dos professores na agenda escolar, no letreiro do outdoor, nas placas de avisos, nos cartazes em geral, nas campanhas publicitárias, na lousa das escolas, no jornal, nas revistas, nas cartas, nas mensagens enviadas pelos celulares, ou bips, nas internet, enfim, vários são os modos de se relacionar , fazendo com que esse direito de cidadania, que é a leitura, possa realmente acontecer no dia a dia das pessoas.

Então, está esperando o que para começar uma bela e interessante leitura?

Carlos Eduardo, Especialista em Língua Portuguesa aplicada na sala de aula, coordenador do Programa O POVO na Educação do Jornal O POVO - Fortaleza-CE e professor de Língua Portuguesa de ensino fundamental e médio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário