A leitura foi o diferencial
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'Sempre li bastante', diz autora de redação incluída no Guia do Enem
Larissa Comazzetto aponta leitura e dedicação como fatores diferenciais.
Texto da gaúcha foi um dos cinco apontados como modelo pelo MEC.
Larissa estudou no Colégio Militar de Santa Maria
(Foto: Larissa Comazzetto/Arquivo Pessoal)
(Foto: Larissa Comazzetto/Arquivo Pessoal)
No dia em que recebeu o trote do curso de Medicina da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), na Região Central do Rio Grande do Sul,
a estudante Larissa Reghelin Comazzetto, de 17 anos, descobriu que a
redação que fez durante o Enem do ano passado foi apontada como modelo
no guia do participante do exame, lançado pelo Ministério da Educação.
Empolgada com a novidade, a caloura disse que a paixão pela leitura e a
dedicação nos estudos foram os principais fatores que a levaram a ser
uma entre cinco estudantes do país a terem os textos usados como
exemplo.
“Sempre li bastante, desde pequena. Tive uma professora particular de
redação, porque sabia que era muito importante e queria investir nisso.
Minhas professoras sempre me disseram que para escrever bem temos de ler
muito”, conta a menina em entrevista por telefone ao G1 na quinta-feira (5), após ser pintada no trote.
Orgulhoso, o pai de Larissa, o contador Paulo Comazzetto, de 49 anos,
destaca o apego da filha aos livros. “Em termos de educação no país, só
se consegue uma boa formação com o incentivo à leitura, e ela gosta
muito de ler”, diz. “Quando ela faz aniversário, se você perguntar que
presente ela quer, ela vai dizer 'um livro'. É o que ela sempre carrega
junto”, acrescentou.
Foi em um livro que Larissa encontrou conforto em um dos momentos mais
difíceis que enfrentou: a doença que levou a mãe, a pedagoga Lúcia Maria
Reghelin Comazzetto, à morte, há cerca de quatro anos. A obra era Eu Sou o Mensageiro,
de Markus Zusak. “Não sei se era o momento que eu estava passando, mas
foi muito importante, me ensinou muitas coisas”, lembrou.
O tema proposto para a redação era o "Movimento imigratório para o
Brasil no século XXI". De acordo com o comentário no próprio guia do
MEC, Larissa demonstrou “domínio da modalidade escrita formal”. Ela cita
o crescimento econômico do país como fator que atrai estrangeiros, e
sugere que sejam tomadas iniciativas pelo governo para regularizar as
situações dos imigrantes. Para isso, de acordo com o manual, ela usa
corretamente vários recursos da Língua Portuguesa.
“O treino foi fundamental”, destaca a estudante. “No início do ano
passado, quando eu estava começando o terceiro ano, eu escrevia bem, mas
tinha dificuldade para montar e fazer as ligações e deixar meu texto
coerente. Mas eu fazia cinco ou seis redações por semana, e treinando a
gente vai pegando o jeito”, explica.
Além do pai, Larissa aponta a mãe como uma das maiores incentivadoras
da leitura. “Ela era formada em pedagogia, então tinha muito a parte do
conhecimento. E como pessoa, não tenho nem como mensurar a participação
dela nisso”, conta.
Também surpreendeu Larissa que a redação de Caroline Lopes dos Santos,
com quem estudou no Colégio Militar de Santa Maria, também foi apontada
entre os cinco exemplos. “Fomos colegas por sete anos na escola, e agora
continuamos colegas porque ela também entrou na Medicina da UFSM”, contou.
Reescrita foi diferencial, diz ex-professora
A tenente Claudete Linhares Sachett, de 40 anos, foi professora de redação de Larissa e Caroline no Colégio Militar. Ela conta que ambas eram alunas muito dedicadas, e acredita que o que ajudou muito elas foi o hábito de reescrever os textos após a correção.
“A gente lançava o tema e elas escreviam. Eu fazia a correção, as
anotações, o que poderia modificar e entregava. Elas reescreviam
adequando com as correções. Esse foi o diferencial”, afirma a
professora. Para ela, a “sede de conhecimento” da dupla também foi
fundamental para o bom resultado.
Calma é o principal, diz a estudante
Larissa acabou ingressando na UFSM, após ser aprovada no Vestibular. A nota do Enem rendeu uma chamada para estudar medicina na Universidade Federal do Rio Grande (Furg), em Rio Grande, no Sul do estado. “Era chamada oral e eu não estava presente, pois já tinha passado na UFSM”, conta.
Além da dedicação nos estudos e o gosto pela leitura, ela recomenda aos
candidatos do Enem 2013 que tenham calma na hora da prova. Ela lembra
que, quando fez o exame em 2011, ainda antes de passar para o terceiro
ano na escola, teve um desempenho semelhante ao de 2012. Na segunda vez
ela sabia mais, mas estava mais nervosa.
“O que vale é ali na hora. Tem de estar calmo, se concentrar, ler e não
pensar no tempo”, diz a universitária, que destaca, também, a
importância do estudo. “A dedicação desde sempre foi fundamental. Sempre
gostei de estudar e me dedicar”, conta.
Além das redações de Larissa e Caroline, de Santa Maria (RS), o Guia do
Participante do Enem destaca os textos de Gabriela Araújo Attie, de
Uberlândia (MG); Pedro Igor da Silva Farias, de Teresina (PI); e Danilo
Marinho Pereira, de Belém (PA).
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