O artigo é de 2003, faz uma reflexão sobre bibliotecas, escolas, professores, alunos, livros e leitura. O tema é sempre atual. Coisas que presenciamos no cotidiano de escolas, faculdades e universidades. Boa leitura!
¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
Stephen Kanitz*
*Stephen Kanitz é administrador por Harvard (http://ww.kanitz.com.br)
"Na próxima aula em que seu professor fizer o resumo de um livro só, ou lhe entregar uma apostila mal escrita, levante-se discretamente e vá direto para a biblioteca"
Uma greve geral dos professores
alguns anos atrás teve uma conseqüência interessante. Reintroduziu, para
milhares de estudantes, o valor esquecido das bibliotecas. Os melhores
alunos readquiriram uma competência essencial para o mundo moderno –
voltaram a aprender sozinhos, como antigamente. Muitos descobriram que
alguns professores nem fazem tanta falta assim. Descobriram também que
nas bibliotecas estão os livros originais, as obras que seus professores
usavam para dar as aulas, os grandes clássicos, os autores que fizeram
suas ciências famosas.
Muitos professores se limitam a
elaborar resumos malfeitos dos grandes livros. Quantas vezes você já
assistiu a uma aula em que o professor parecia estar lendo o material?
Seria bem mais motivador e eficiente deixar que os próprios alunos
lessem os livros. Os professores serviriam para tirar as dúvidas, que
fatalmente surgiriam.
Hoje, muitas bibliotecas vivem
vazias. Pergunte a seu filho quantos livros ele tomou emprestado da
biblioteca neste ano. Alguns nem saberão onde ela fica. Talvez
devêssemos pensar em construir mais bibliotecas antes de contratar mais
professores. Um professor universitário, ganhando 4.000 reais por mês ao
longo de trinta anos (mais os cerca de vinte da aposentadoria),
permitiria ao Estado comprar em torno de 130.000 livros, o suficiente
para criar 130 bibliotecas. Seiscentos professores poderiam financiar
5.000 bibliotecas de 10.000 livros cada uma, uma por município do país.
Universidades são, por definição,
elitistas, para a alegria dos cursinhos. Bibliotecas são democráticas,
aceitam todas as classes sociais e etnias. Aceitam curiosos de todas as
idades, sete dias por semana, doze meses por ano. Bibliotecas permitem
ao aluno depender menos do professor e o ajudam a confiar mais em si.
Nunca esqueço minha primeira
visita a uma grande biblioteca, e a sensação de pegar nas mãos um livro
escrito pelo próprio Einstein, e logo em seguida o de cálculo de Newton.
Na época, eu queria ser físico nuclear.
Infelizmente, livros nunca entram
em greve para alertar sobre o total abandono em que se encontram nem
protestam contra a enorme falta de bibliotecas no Brasil. Visitei no ano
passado uma escola secundária de Phillips Exeter, numa cidade americana
de 30.000 habitantes, no desconhecido Estado de New Hampshire. Os
alunos me mostraram com orgulho a biblioteca da escola, de NOVE andares,
com mais de 145.000 obras. A Biblioteca Mário de Andrade, da cidade de
São Paulo, tem 350.000. A bibliotecária americana ganhava mais do que
alguns dos professores, ao contrário do que ocorre no Brasil, o que
demonstra o enorme valor que se dá às bibliotecas nos Estados Unidos.
Não quero parecer injusto com os
milhares de professores que incentivam os alunos a ler livros e a
freqüentar bibliotecas. Nem quero que sejam substituídos, pois são na
realidade facilitadores do aprendizado, motivam e estimulam os alunos a
estudar, como acontece com a maioria dos professores do primário e do
colegial. Mas estes estão ficando cada vez mais raros, a ponto de se
tornarem assunto de filme, como ocorre em Sociedade dos Poetas Mortos, com Robin Williams.
Na próxima aula em que seu
professor fizer o resumo de um livro só, ou lhe entregar uma apostila
mal escrita, levante-se discretamente e vá direto para a biblioteca.
Pegue um livro original de qualquer área, sente-se numa cadeira
confortável e leia, como se fazia 500 anos atrás. Você terá um relato
apaixonado, aguçado, com os melhores argumentos possíveis, de um
brilhante pensador. Você vai ler alguém que tinha de convencer toda a
humanidade a mudar uma forma de pensar.
Um autor destemido e corajoso que
estava colocando sua reputação, e muitas vezes seu pescoço, em risco.
Alguém que estava escrevendo apaixonadamente para convencer uma pessoa
bastante especial: você.
Fonte: Veja , São Paulo, ano 36, n. 19, p. 20, 14 maio 2003.
Nenhum comentário:
Postar um comentário