Publicado em Agosto/2012
Como pessoas que tiveram pouco acesso ao ensino formal se tornaram, pelos mais improváveis caminhos, leitores dedicados
Marcio Renato dos SantosO olhar de José Carlos Fernandes capta mais sinais entre o céu e a terra do que podem supor analistas e estatísticos. O jornalista da Gazeta do Povo costuma encontrar sutilezas em linhas e entrelinhas, e saiu da leitura da pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil”, publicada pelo Instituto Pró-Livro em 2008, com mais inquietações do que certezas. Naquele levantamento, o não leitor representava nada menos que 48% de todo o estudo — ou 77 milhões de brasileiros. Na aferição mais recente, divulgada neste ano, o número salta para 50%, o que representa 88 milhões de pessoas.
Os números têm potencial para provocar insônia contínua — afinal, sinalizam que quase metade da população de 190 milhões de brasileiros são não leitores.
A inquietação, no caso de Fernandes, se traduziu em pesquisa, entrevistas, análises e leitura. Entre 2007 e 2011, ele acompanhou 12 pessoas que, pelos mais improváveis caminhos, se tornaram leitores. A empreitada tem a finalidade de dar substância ao projeto de doutorado que ele vai defender, em breve, na Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Os 12 leitores — da pesquisa de Fernandes — desafiam as estatísticas: deixaram a escola e, apesar disso, seguiram com a leitura. “Ler, para eles, é uma forma de tornar presente aquele prazer de descoberta do período escolar que, em alguma medida, lhes foi tirado”, diz o doutorando, que procurou encontrar as razões que levaram essas pessoas às páginas de livros, jornais e revistas.
Inevitável metamorfose
Quando ainda usava calça curta, Aldo de Brito Lima foi morar na Casa do Pequeno Jornaleiro, em Curitiba. Durante o dia, vendia revistas e jornais. À noite, estudava e, nos intervalos, passava os olhos nos produtos que o ajudavam a fazer um pé-de-meia.
Desde então, lê de tudo. Essa liberdade para fruir de Paulo Coelho a Dostoiévski sem culpa, nem medo de patrulha, chamou a atenção do jornalista e pesquisador da Gazeta do Povo. “Esses leitores, como Lima e os outros que acompanhei, leem de tudo e não se enquadram na máxima, segundo a qual o sujeito que lê vai 'melhorando' e se torna mais seleto. Eles não. Leem sem escrúpulos”, analisa Fernandes.
Após deixar a Casa do Pequeno Jornaleiro, quando tinha 18 anos, Lima trabalhou, entre outras atividades, comercializando seguros e imóveis — e, em meio ao cotidiano e todos inesperados, sempre leu. “A leitura é uma maneira de viajar, sair da realidade”, comenta o catarinense de Canoinhas, hoje com 76 anos. Ele, inclusive, diz que, a partir do que encontrou nas páginas de muitos livros, conseguiu fazer uma interpretação do próprio percurso: “Fui ou acabei me tornando um tímido. E acredito que, devido a essa característica, dessa vocação para o mundo interior, me transformei em leitor.”
Presente que abre o futuro
“A leitura é uma maneira de viajar, sair da realidade”, Aldo de Brito Lima, aposentado. |
O jornalista avalia que, no caso de Busani e dos outros 11 leitores que ele acompanhou, o fato de ganhar um livro pode ser o que fez a diferença entre, de fato, ler ou não ler. “Para eles, o livro, em algum momento, veio como presente, representando algo com valor, que inclusive pode e deve ser guardado embaixo do colchão.”
A leitura, e o Brasil, estavam no caminho de Busani. O pai dele veio fazer a América, ou melhor, implantar uma fábrica de máquinas de costura em Jundiaí, no interior de São Paulo. Aos 16 anos, ele tinha apego à namorada, ao cachorro e aos amigos daquele contexto, na Itália. Mas sofreu apenas na partida, e se adaptou desde o primeiro dia — lá se vão 60 anos de Brasil.
Aprendeu o português a partir de sua curiosidade — da mesma maneira que descobriu o idioma italiano perguntado, principalmente para a sua mãe, Ida, o que estava escrito nas placas de sinalização. O ziguezague da vida fez com que o técnico industrial, com formação equivalente ao atual ensino médio, viesse para a capital paranaense, onde foi admitido em uma empresa e passou por diversos cargos até ser nomeado gerente de planejamento. Ele acredita que, entre outros fatores, sua experiência de leitor o auxiliou, e muito, no percurso. “A leitura me deu tudo o que consegui na vida. O que me preparou para eu ocupar os postos nos quais estive foi o volume de livros que li. Aprendi muito lendo, inclusive com as obras de ficção”, afirma Busani.
Ilumina até a madrugada
Durante as aulas que leciona para os alunos do curso de Jornalismo, na Universidade Federal do Paraná (UFPR) e na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), Fernandes costuma citar Terezina Nicola Hubie como exemplo de alguém que se potencializou para a vida por meio da leitura. “Um leitor tende a desenvolver uma relação rica com a realidade, passando a emitir opiniões e se desviando, por exemplo, da ideia-força do fatalismo e da alienação”, teoriza o jornalista.
De fato, a paranaense nascida em Porto Amazonas nunca se contentou apenas com o que estava pronto diante de seu campo de visão, como o trecho navegável do Rio Iguaçu e a mata de Araucaria angustifolia. No Grupo Escolar Rocha Pombo, onde estudou até os 13 anos, ela começou a perceber que os livros podem viabilizar algo parecido com super-poderes. A professora de geografia falava sobre a escravidão no Brasil, citava Gabriel García Márquez e comentava clássicos do cinema norte-americano, como o longa-metragem Casablanca. Terezinha também sentia vontade de conhecer aqueles assuntos, e falar a respeito de tudo aquilo. “Aquela professora estudava, lia, procurava saber. Segui o exemplo”, conta. Nascia, naquele momento, uma leitora.
A roda-viva gira. Até os 19 anos, ela — após deixar a escola — trabalha em uma loja e depois no escritório de uma serraria. Então, casa com Arthur Hubie e, a partir de 1952, atua na área do turismo. São 60 anos na capital paranaense e, apesar de contratempos, encontra tempo para ler. “A leitura é a melhor hora do dia”, confessa.
A leitora de 81 anos diz reparar que as crianças deveriam ler mais, incluindo os seus dez netos. “Quem lê, percebe tudo com mais clareza e não se deixa enganar facilmente”, afirma a mulher que acompanha o Programa do Jô, lê jornais, livros de Fernando Sabino e Carlos Drummond de Andrade e tem repertório para comentar a crise europeia, a pertinência da lanchonete popular do Aeroporto Afonso Pena e a sina do Coritiba em ser vice-campeão.
Fernandes faz os últimos ajustes no texto da tese e, um tanto aliviado, diz que cumpriu o seu objetivo inicial, de apresentar o perfil de 12 leitores — conteúdo que pode dar pistas de como é possível, apesar de pedras no caminho, se tornar leitor. “Sem o aval da escola, eles prosseguiram na leitura, têm vida pública, são reconhecidos e respeitados em seus grupos, e agem sobre o mundo”, reflete o jornalista e futuro doutor.
Ler, verbalizar e agirLeia trecho da tese de doutorado sobre leitura e leitores que o jornalista José Carlos Fernandes vai defender na Universidade Federal do ParanáA primeira marca está nas vias da memória: os 12 leitores se lembram, como se fosse um capítulo de uma saga, o momento em que a escola lhes foi tirada, apontando a cada um deles um destino diferente. O lugar que, como diziam os pais e parentes, lhes garantiria o futuro, não fazia mais parte da vida deles. Teriam de trabalhar ou cuidar de marido e de filhos ou mesmo dos parentes envelhecidos. Nesse momento, foi como se desaparecessem na multidão dos brasileiros que têm suas vidas demarcadas pelas obrigações com trabalho. Como previram sociólogos aqui estudados — Simmel, Park e Elias —, no entanto, nem todos se entregam às engrenagens da sociedade industrial, fazendo vingar uma identidade própria em meio às imposições do concreto e do óleo diesel. É quando aparece a segunda marca. Apartadas da escola, essas pessoas aqui acompanhadas — o que pode se estender por analogia a quem quer mais que eles representam — ficaram órfãos do melhor indicativo que poderia haver para se tornarem leitores, profissionais e cidadãos, mas não perderam de vista as experiências gratificantes vivenciadas com os livros. Ler se tornou uma distinção em meio à realidade na qual foram lançados. A escola, de alguma maneira, permaneceu neles, ainda que não mais com eles. Vingaram como leitores, e a seu modo. São únicos — pouco hierárquicos, instintivos, nada preconceituosos, versáteis e falantes. Falar é parte de sua condição de leitor, reafirmando a máxima de Bachelard de que “o sujeito falante é todo o sujeito”, o que indica que realizam a vida no espírito prevista pela prática dos livros. O ler e o verbalizar fazem parte de sua estratégia de retomada de um lugar no mundo — um mundo que, sem o auxílio da escola, lhes chegava como um desígnio pesado e sem cor. Fonte: Cândido - Jornal da Biblioteca Pública do Paraná |
Nenhum comentário:
Postar um comentário