O
National Literacy Trust do Reino Unido e a RM Books estão a investigar o
impacto dos ebooks na motivação para leitura e nas competências
leitoras das crianças e jovens de 100 escolas do Reino Unido. Os
resultados deste estudo serão conhecidos apenas daqui a um ano, em
outubro de 2015. Entretanto, foi disponibilizado um estudo exploratório
de revisão de literatura – The Impact of ebooks on the Reading Motivation and Reading Skills of Children and Young People, – que faz uma síntese de diferentes estudos publicados nos últimos anos sobre o impacto das tecnologias na leitura.
Algumas das principais conclusões do National Literacy Trust:
- Quase todas (97%) as crianças disseram que tinham acesso a dispositivos electrónicos, como computadores, tablets, telefones e e-readers, e quase todas ( 97%) tinham acesso à internet em casa.
- As crianças inquiridas são propensas a dizer que leem mais no ecrã do que no papel fora da escola:
68,7 % afirmam que leem num computador, telemóvel ou tablet, em comparação com 61,8% de leitura de formatos impresso (por exemplo, um livro, revista ou jornal). - Mais de metade (52,4%) prefer ler em dispositivos electrónicos, em comparação com apenas menos de um terço (32%) que disseram preferir ler em papel.
- A proporção de crianças que já tinha lido um ebook subiu de 25% para 46% entre 2010 e 2012 .
- A proporção de pessoas que sentiram que ebooks teria um efeito positivo sobre a sua motivação para a leitura
aumentou de 33% para 49% em relação ao mesmo período.
Nenhum comentário:
Postar um comentário