Pais que têm o hábito de ler para os filhos contribuem para um bom
desempenho escolar, aponta estudo. Segundo especialistas, crianças
também se tornam mais ativas, confiantes e sociáveis.
Na Alemanha, pelo menos um em cada três casais de pais lê, mais de uma
vez por semana, para crianças que ainda não sabem ler e escrever. É o
que aponta o estudo da fundação Lesen (Ler, em português) divulgado
nesta semana. Segundo o estudo, mais que um simples ritual antes de
dormir, ler para os filhos regularmente tem um efeito positivo sobre o
desempenho escolar deles.
Dos entrevistados, 18% leem um livro por dia para seus filhos. Outros
15% leem menos de uma vez por semana, e 15% simplesmente nunca leem. Já
em 2014, o estudo constatou que aproximadamente 30% de todos os pais
raramente ou nunca leem para seus filhos na Alemanha.
No Brasil, uma pesquisa de 2012, encomenda pela Fundação Itaú Social ao
Datafolha, constatou que 96% dos adultos acreditam que ler para as
crianças é importante, mas apenas 37% deles colocam isso em prática. Dos
mais de 2 mil entrevistados, 63% não leem para crianças, enquanto
apenas 7% leem todos ou quase todos os dias da semana.
Desempenho escolar
De acordo com o estudo da Lesen, a nota média na disciplina Alemão para
crianças de oito a 12 anos cujos pais liam diariamente foi sete décimos
mais elevada do que entre as crianças cujos pais raramente ou nunca
liam. Também em outras disciplinas, como Biologia e Artes, o desempenho
do primeiro grupo foi melhor.
Dos adultos leitores assíduos, 84%afirmaram que o filho ia bem na
escola. Entre os raros ou não leitores, esse número foi de apenas 33%.
Um em cada dois filhos de "pais leitores" considerou seu desempenho na
escola bom, contra apenas 12% das crianças que não tinham esse hábito.
As diferenças nas notas não dependem do nível de educação dos filhos,
segundo o estudo. As proporções de crianças com notas boas ou muito boas
em alemão foram semelhantes em todos os níveis de ensino dos pais. De
acordo com as conclusões do estudo, todas as correlações entre leitura e
comportamento das crianças nada têm a ver com o grau de formação dos
pais.
Responsabilidade
Os livros podem preparar as crianças desde cedo para "o lado sério" da
vida. Entre as crianças de oito a 12 anos alfabetizadas, 80% acreditam
que seus colegas as consideram "muito confiáveis" ou como alguém que
"normalmente nunca se atrasa". "Essas crianças são vigorosas e ativas",
diz Simone Ehmig, diretora do Instituto de Pesquisa para Leitura e
Mídia, na Alemanha.
"Essas crianças estão mais dispostas, no futuro, a assumir
responsabilidades na vida profissional e realizar as coisas de forma
criativa", afirma. Entre as crianças que não recebem o estímulo da
leitura pelos pais, nem metade se considera confiável e pontual.
Vida social
Além disso, a leitura também tem um efeito positivo sobre a vida social
da criança, segundo a avaliação de pais e filhos. Cerca de 90% dos
leitores frequentes disseram que o filho "gosta de brincar com outras
crianças" e "constrói rapidamente novas amizades". Os pais não leitores
disseram que isso é mais raro entre seus filhos.
Os pesquisadores cruzaram dados para verificar se as características
positivas são mesmo efeito da leitura. Eles determinaram as experiências
sociais das crianças que poderiam ter influenciado de forma
similarmente positiva o seu comportamento. O resultado: mesmo as
crianças mais isoladas socialmente mostraram características positivas
quando tiveram muito contato com a leitura.
O estudo não especificou um conteúdo específico de leitura para cada
faixa etária. "Acredito que não dependa tanto do conteúdo", diz Jörg
Maas, chefe da fundação Lesen. No ano anterior, a equipe explorou se o
tipo de livro importava, e o resultado foi que o tipo de mídia não tem
um papel significativo. Pode ser um livro infantil clássico, mas também
um tablet ou computador – bom para os pais fãs de tecnologia.
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