Ler é um meio de se tornar melhor, mais completo, mais capaz de lidar com o mundo contemporâneo
Em dos grandes desafios deste início de século, em que um panorama de alto desenvolvimento científico-tecnológico está presente, é tornar o homem capaz de utilizar sua criatividade para gerar inovação e provocar mudanças no cenário em que está inserido. Isso implica uma postura sensível, dinâmica, responsável, independente e participativa.
A universidade, na tentativa de enfrentar essa questão, tem buscado caminhos de reestruturação/renovação de seus projetos pedagógicos, voltados à instauração de um ambiente de ensino-aprendizagem favorável à construção do perfil desse novo homem.
Ao se lançar um olhar mais acurado sobre a realidade nacional, um fato recente chama a atenção dos educadores: dados do Ministério da Educação e Cultura apontam que somente 2,5% dos cerca de 1,2 milhão de alunos que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em 2002, conseguiram tirar uma nota acima de 70 pontos. Em relatório, o MEC afirma que "a ausência do domínio da leitura compreensiva" foi a possível causa do desempenho apresentado por esses alunos, ressaltando, em sua análise, que esse resultado indica a necessidade de se dar mais ênfase ao aprendizado da leitura.
Um ponto de grande contradição na sociedade contemporânea emerge ao se observar que, globalmente, se vive a era da complexidade enquanto, isoladamente, um aspecto de limitação do ser humano se faz presente: a dificuldade de compreender os códigos de sua língua, o que se traduz num empecilho para "ler o mundo" que está a sua volta e, conseqüentemente, se sentir parte desse todo.
Na busca de se apontar um caminho de possível interferência na realidade que se apresenta, com vistas à sua superação, acredita-se que o desenvolvimento do processo de leitura seja de fundamental importância na formação do homem durante toda a sua vida, não só nos meios acadêmicos, como forma de estruturá-lo ao bom desempenho, mas, principalmente, para sua descoberta pessoal, sua formação integral.
Nesse sentido, destacam-se alguns pontos para reflexão, ao se interrogar: Por que a leitura tem tanta importância na formação do homem?
- A leitura propicia o desenvolvimento da sensibilidade humana; é um estímulo à imaginação.
- A leitura impulsiona o potencial criativo do homem, é canal gerador e mantenedor de seu crescimento intelectual e propulsor do desenvolvimento harmonioso de sua personalidade.
- A leitura é caminho para a construção da autonomia e, conseqüentemente, da conquista da cidadania.
O ser humano é um ser dado à aventura, à curiosidade, à permanente procura.
Segundo Paulo Freire, "sonhar faz parte da natureza humana que, dentro da história, se acha em permanente processo de tornar-se". (1993, p.91).
O homem se constrói ao sonhar e projetar seus sonhos. A imaginação criadora é, pois, própria da condição humana e, vitalmente, necessária para a ampliação de sua experiência e expansão para além do circunstancial e do imediato.
Sendo assim, a leitura pode se tornar um canal de extrema importância para o desenvolvimento da sensibilidade e da criatividade do homem.
Ler estimula a imaginação, instiga o pensamento, impulsiona o sonho, que se coloca como o motor de todo o processo de construção do homem como ser histórico.
Ao se constituir uma via de diálogo, de questionamento e de descoberta, a leitura amplia e dá significado à vida do homem.
Ao estimular o pensamento dinâmico e inquieto, propicia o exercício crítico, constituindo-se como caminho de conscientização, de descoberta de sua condição de ser criador e, como conseqüência, instrumentalizando-o na construção de sua plena cidadania.
O caminho da leitura, ao estimular e dar suporte ao processo de reflexão, torna-se, pois, veículo de libertação, ao possibilitar o desenvolvimento daquilo que o homem tem de mais vital - o seu pensar.
Nos versos de uma canção de Lupicínio Rodrigues, essa idéia transparece de forma sensível: "o pensamento parece uma coisa à toa, mas como é que a gente voa quando começa a pensar..."
Na tentativa de justificar a importância do domínio da leitura na formação do homem, alguns pontos são destacados, em resposta à questão:
Ler para quê?
Ler para despertar o desejo de ler mais, abrindo assim um canal de superação pessoal da mente e do espírito.
Ler para se tornar melhor, mais completo, mais tolerante, mais capaz de lidar com a diversidade no complexo mundo contemporâneo.
Ler para se descobrir como "ser de abertura", sempre em busca de novas formas de compreensão de si mesmo e do mundo.
Eis algumas razões para acreditar que o caminho da leitura possa ser propulsor do processo de construção do ser autônomo e, como conseqüência, responsável pelo nascimento de sua cidadania plena.
Fonte: Ensino Superior - Edição 57
texto bacana principal na formatação de um cidadão de carater parabens pelo material digno de reconhecimento.
ResponderExcluirQuem é o autor?
ResponderExcluirO texto não tem nenhuma menção de autor.
ResponderExcluirVeja o artigo no site de origem:
Leitura e construção da cidadania
http://revistaensinosuperior.uol.com.br/textos.asp?codigo=10579
abraços
Esse texto foi inserido no livro "Leitura e Produção de Textos na Universidade ", cujas autoras são Costa e Salces.
ExcluirMeu deus que texto fantásticoooo!!!! Gostaria de agradecer quem escreveu e sinceramente dizer que esse texto mudou a minha forma de enxergar a leitura (sendo uma atividade prazerosa que agrega conhecimentos e não muito chata e cansativa). Continue fazendo o que você ama pq você escreve muito bem!! :]
ResponderExcluirEstou fazendo uma redação sobre, 'O desafio de alcançar, pela leitura, a verdadeira cidadania'. Ao ler esse texto, só posso dizer uma coisa ... magnífico
ResponderExcluirPERFEITO! VEJO COMPLETAMENTE A LEITURA COM OUTROS OLHOS! PENSEI QUE ERA ATOA Q A GENTE LIA E NÃO ENTENDIA NADA E TALS, MAIS HOJE TIVE A OPORTUNIDADE DE ESTAR LENDO ESTE TEXTO Q ESTÁ MUDANDO A FORMA DE COMO EU PENSO, IMAGINO, E LEIO 🥰❤
ResponderExcluirMUITO BOM! PEÇO MUITO OBRIGADA A QUEM FOI A PESSOA MARAVILHOSA MAGNÍFICA E MUITO INTELIGINTE, QUE ESCREVEU ESTE TEXTÃO LINDO OBRIGADAAA ❤🥺🥰
ResponderExcluirEsse texto é uma notícia muito uma informação um acontecimento ou e um texto argumentativo
ResponderExcluirMatéria extraída da revista Ensino Superior - Edição 57
ExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluir